Com tantas perguntas a respeito do assunto, o número de estudos que tentam esclarecer essas dúvidas aumentou significamente.
A maioria dos estudos realizados com indivíduos com sobrepeso ou obesos, apontou que somente aumentar a frequência da refeições (mantendo a quantidade calórica e qualidade da alimentação) não trouxe benefícios no processo de perda de peso. Assim, os resultados dessas pesquisas apontam que uma alimentação fracionada não aumentam de forma significativa o gasto energético na decomposição dos alimentos. Logo, é besteira pensar que pelo simples fato de comer várias vezes ao dia você vai emagrecer.

Além de melhorar a composição corporal, estudos de curta duração observaram que comer mais vezes ao dia traz benefícios à saúde: menores níveis de colesterol total e LDL, melhor tolerância à glicose e controle da pressão arterial. O corpo agradece, pois as pequenas refeições são oportunidades de repor nutrientes que são utilizados ou perdidos durante o dia, como os antioxidantes e nutrientes hidrossolúveis.
A recomendação é realmente se alimentar várias vezes ao dia. Porém, é importante lembrar que não é qualquer alimento que irá “cumprir os papéis” citados (promover saciedade, favorecer a hipertrofia ou ajudar a manter uma boa saúde). Dizer que é importante comer várias vezes ao dia não é desculpa para consumir lanches como doces, salgadinhos e industrializados. Os lanches devem ser saudáveis e a composição nutricional destas pequenas refeições assim como com que freqüência devem ser realizados dependem das necessidades, objetivos e rotina individuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário